quarta-feira, 7 de setembro de 2016

A arte com as Matriokas continua!





              Na seqüência do estudo das Matrioskas, os alunos do 2° ano Integral da E.M.E.F. Zélia Rodrigues Furtado puderam explorar a técnica de Origami Japonesa. Confeccionaram três bonecas de dobradura cada um. Após executarem a dobradura, puderam colorir à sua maneira. Surgiram idéias muito criativas. Cada um explorou a cor, a intensidade e as dobras de suas bonecas. A curiosidade foi que o trio de Matriokas entravam um dentro de outro! - na dobradura. Isso foi bem recebido por eles. 
      Pode ser trabalhado, também, questionamentos de conceitos matemáticos, tal como: “Qual é a maior?”, “Qual é a menor?”, “Quanto das menores cabem na maior?”, ”Quantos quadradinhos usamos pra fazer cada uma?”, “O quadradinho de todas era igual?”, “Qual é o quadrado?”, “Qual é o círculo?”, “Qual é o triângulo?”, “ A cabeça dela é quadrada também?”.

Matriokas confeccionadas pelos alunos do 2° ano integral -
E.M.E.F. Zélia Rodrigues Furtado.

Desenvolvendo arte com Matriokas!




       No decorrer das nossas semanas tem sido gratificante estarmos trabalhando de maneira integrada, na união de saberes e valores; que junto,s acabam se tornando idéias que viram planejamentos despertando o interesse e a curiosidade dos alunos. Fazendo com que eles explorem as suas capacidades e construam conhecimentos.
           Dessa vez não foi diferente, os nossos pequenos acabaram por conhecer a lenda e a história da Matrioska. Envolto disso muitas competências puderam ser exploradas.
          A partir da história, os educandos construíram Matrioskas de garrafa PET, coloriram os três tamanhos e após colaram nas garrafas com seus respectivos tamanhos. A interdisciplinaridade pode englobar componentes do Ensino de Matemática, como tamanho, grandezas, medidas, comparações, seriações e classificações.
        A turma mostrou um grande domínio na parte da pintura, respeitando os espaços de cada linha. Criaram uma seqüência de cores, podendo conhecer as misturas que compõem o aprendizagem das Artes. No que compete à Linguagens, compunham textos com embasamento e coesão, destes surgiram idéias maravilhosas.
       Se mostraram alegres e cooperativos uns com os outros e na dúvida recorriam às professoras. Sabiam esperar sua vez respeitando os demais. 

Aluna do 2° ano da escola Zélia Rodrigues Furtado e suas Matriokas.



Trabalho feito pelos alunos do 2° ano da Escola Zélia Rodrigues Furtado.