Biografemando com Frida Kahlo
E.M.E.F. Zélia R. Furtado
Biografemando com Frida Kahlo
A escrita biografemática tende a produzir nova escritura reinventando um autor e/ou sua obra, a partir de detalhes até então irrelevantes. O foco da pesquisa é experimentar, inventar tipos de leitura e escrita, assim as forças que atravessam as obras de Frida Kahlo e disparam o pensamento e a imaginação. Buscamos a inspiração nas obras de arte de Frida Kahlo, onde encontramos os elementos inventivos que ali atuam e os conceitos que compõem a aulaEnsaio. Os traços biografemáticos de inspiração das obras: sobrancelhas, bigode, brincos, animais, cores, flores, penteados.
________________________________________________________
KafkInsaiando
E.M.E.F. Professora Marianinha de Queiroz
KafkInsaiando
O título KafkInsaiando foi atribuído para o projeto do Pibid- Pedagogia - Caxias do Sul, pois as experimentações da AulaEnsaio ficaram norteadas com fragmentos da obra de Kafka. Assim, as crianças da turma participante deste projeto foram desafiadas a participarem de um movimento inventivo, de experimentação e invenção de imagens e aforismos. Num ensaio, reunimos observações, falas das crianças, como expressão de ideias.
O ensaio em KafkInsaiando, busca promover encontros, movimentando inventividade, potências de vida, pois de acordo com Deleuze, em seu Abecedário, “É necessário ter 5 ou 10 minutos de inspiração, porém este exercício de inspirar-se requer um profundo e longo tempo de preparação (DELEUZE, 1997). Assim usou-se Kafka como força para esse projeto buscando um estranhamento para movimentar forças e pensamentos inventivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.