RELATÓRIO REFERENTE AOS MESES DE JANEIRO/FEVEREIRO 2016
RELATÓRIO REFERENTE AO MÊS DE DEZEMBRO
SCHULER, Betina, MATOS, Sônia Regina da Luz, CORAZZA, Sandra Mara. Experimentações de escrita, leitura e imagens na escola. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014.
________________________________
RELATÓRIO REFERENTE AO MÊS DE NOVEMBRO
RELATÓRIO REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO
1. PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES EM PESQUISA
Neste período não aconteceram os encontros semanais, os estudos foram realizados através de leituras (Drive) EAD.
2. RESSONÂNCIAS DAS ATIVIDADES EM PESQUISA
O Grupelho da escola Marianinha realizou a escrita no subprojeto, as bolsistas dividiram-se em semanas para estarem pesquisando e escrevendo.
Foi um mês de intensa produção em pesquisa. Para a efetivação das escritas, cada bolsista, na sua semana, precisou ler, reler, procurar por pontos incompletos e redigir o que ainda estava faltando.
O grupelho da escola Zélia deu continuidade à pesquisa através de leituras e escritas no relatório do projeto em andamento, em cada semana houve a colaboração das bolsistas. O grupo precisou ler, reler, estudar, completar e produzir escritas. Houve interesse, ajuda, comprometimento, partilha na maioria das integrantes deste grupelho e também da bolsista supervisora do Marianinha.
Segue, no próximo mês, o reinício dos períodos letivos. Seguimos no aguardo da organização do PIBID - UCS 2016.
3. CRONOGRAMA DAS BOLSISTAS
Bolsistas
|
Data dos estudos
|
Anotações
|
Obs.
|
Coordenadora de área Cristiane
| A partir do mês de janeiro/2016 | Coordenação do Pibid Pedagogia - UCS. |
Coordenação de todos os grupos.
|
Supervisora escola Ludimila
|
01/01 a
08/02/2016
|
Durante esse período de semana, reli os relatórios dos dois grupelhos. No relatório da escola Zélia, fiz apontamentos sugestivos. No relatório da escola Marianinha, completei alguns aspectos e revisei as questões de concordância dentro do texto. Deixei alguns apontamentos para as demais componentes da pesquisa pensarem junto.
|
Grupo leituras e textos da pesquisa
Financeiro e compras
|
Supervisora escola
Márcia Regina Giacomelli Schleder
|
01/01 a 24/01/2016
|
Releitura do projeto da escola Zélia e complementei algumas ideias que ainda estavam incompletas. Deixei algumas ideias em vermelho para serem olhadas pelas outras bolsistas.
Iniciei a atualização do Currículo Lattes.
|
Grupo seleção
|
Iniciação à docência
Alessandra Santos
|
04/01 a 19/02/2016
|
Período destinado à leituras do projeto em pesquisa.
|
Grupo Blog
|
Iniciação à docência Fernanda A.
|
04/01 a 19/02/2016
|
Período dedicado para ler e escrever em ambos os relatórios.
|
Grupo seleção e arquivo fotos-doc.
|
Iniciação à docência
Fernanda Zatti
|
25/01 a 31/01/2016
|
Neste período dediquei-me ao estudo e pesquisa para finalização do subprojeto da escola Marianinha.
|
Grupo leituras e textos da Pesquisa
|
Iniciação à docência
Gabriela
|
01/01 a 19/02/2016
|
Nos meses de janeiro e fevereiro de 2016 dediquei-me ao fechamento dos estudos feitos no ano de 2015 na Escola Marianinha de Queiroz; com releituras específicas e término da escrita de relatório final - AulaEnsaio “KafkInsaiando”
|
Grupo textos e materiais.
|
Iniciação à docência
Lidiane
|
04/01 a 19/02/2016
|
Seguimos nossos estudos e escritas pelo drive, conforme cronograma.
|
Grupo seleção
|
Iniciação à docência
Marcela
|
04/01 a 19/02/2016
|
Período dedicado à releitura do subprojeto, buscando um possível alargamento do assunto em questão. Foi de extrema importância este estudo, se fez necessário mergulhar, não somente como bolsista, mas como leitora, foi um olhar lançado sobre as escritas de maneira que buscasse esclarecer para um possível leitor o vivido e o já sabido da pesquisa.
|
Grupo relatório
|
Iniciação à docência
Márcia F.
|
04/01 a 19/02/2016
|
Foi deixado pela coordenadora, professora Sônia, que esse período, seria para estudos dos relatórios de ambas escolas e que fosse feito contribuições nos mesmos.
|
Grupo relatório e
compras
|
Referências
SÓ FRIDA: inventando leitura e escrita. Disponível em https://docs.google.com/document/d/1doWJ54msBMu2FzeP-Aj9y3mXxe6HpFMUP67mh6uhHAM/edit
KAFKINSAINDO. Disponível em:
https://docs.google.com/document/d/1S1li9Sq1r6aqj1gekzlxZOM5gBcoG_nb1e_u2KrNTlY/edit
https://docs.google.com/document/d/1S1li9Sq1r6aqj1gekzlxZOM5gBcoG_nb1e_u2KrNTlY/edit
RELATÓRIO REFERENTE AO MÊS DE DEZEMBRO
1. PARTICIPAÇÕES NAS REUNIÕES Pibid
1.1 Reunião mensal com Coordenação Geral
Data
|
Temática central
|
Sem agendamento no cronograma anual
|
1.2 Reunião mensal dos Coordenadores de Área – UCS
Data
|
Temática central
|
Cancelado
|
1.3 Reunião semanal – Terças-feiras
Data
|
Temática e objetivo central
|
01.12.15
|
Pauta:
|
08.12.15
|
Pauta:
Tarefa: organizar os slides para o Fórum III
|
15.12.15
|
III Fórum de Avaliação:
Apresentação da pesquisa e seus resultados parciais;
Avaliação dos grupos de trabalho e suas reestruturações;
Encerramento da Coord. Sônia Matos, saída em dezembro de 2016;
Distribuição de tarefas e cronograma de janeiro 2016;
Confraterização e encerramento das atividades de pesquisa de 2015.
|
1.4 Reuniões grupos de trabalhos
Data
|
Grupelho Blog
|
15.11
|
Grupelho blog
Planejamento do blog janeiro e fevereiro
|
2. PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS
Apresentação da pesquisa no III Fórum de Avaliação do Pibid - Pedagogia - Caxias do Sul
3. RESSONÂNCIAS DAS ATIVIDADES NA ESCOLA
Dezembro tem a marca dos encerramentos letivos. Mês de trabalho intenso, de correrias e términos. Na E.M.E.F. Profª Marianinha Queiroz, as bolsistas de iniciação a docência encerraram as atividades das AulaEnsaios com um amigo secreto de aforismos, uma retomada dos trabalhos realizados, um grande e carinhoso agradecimento às crianças, pela disponibilidade do espaço de trabalho.
A Coordenação Pedagógica, juntamente com a Direção da escola, enquanto Equipe Gestora, solicitaram uma cópia do relatório desse trabalho, assim que estiver pronto. Novamente a Equipe Gestora, pensando na organização de 2016, solicitou sobre a continuidade ou não do PIBID na escola. Pergunta que eu, supervisora, novamente, não soube responder. Nada é possível afirmar. A Equipe Gestora demonstra interesse na continuidade.
Trabalhamos neste ano sem verba para as atividades do projeto na escola. Agora no mês de dezembro recebemos autorização para fazermos compras e temos uma cota de reprografia. Em 2016, as atividades na escola iniciam com alguns materiais escolares que vão ser administrados coletivamente.
Ao encerrar as atividades na E.M.E.F. Marianha de Queiroz, pensamos que a relevância desse programa constitui parte imprescindível para a formação docente, pois nesse espaço e programa é possível o contato por parte dos acadêmicos com a escola. Também deve-se valorizar a presença da Universidade na educação pública, pois essa relação agrega qualidade e trabalho em pesquisa para que seja possível avaliar questões inerentes aos processos que norteiam a educação.
Na EMEF.Zélia Rodrigues Furtado foi também um mês intenso com muitas correrias , estudos na pesquisa e planejamentos, mas também de muitas alegrias e realizações em poder vivenciar momentos da aulaEnsaio e ver os resultados da pesquisa.
A direção da escola sempre mostrou envolvimento e interesse na pesquisa das bolsistas e a preocupação em manter a continuidade do Pibid na escola.Sabemos que a pesquisa é uma caminhada em vivências , aprendizados e mudanças.
No mês de dezembro aconteceu a última entrada das bolsistas na AulaEnsaio, da E.M.E.F. Zélia Rodrigues Furtado. Foi feito uma retomada do biografema e uma exposição dos trabalhos das crianças. As crianças ficaram empolgadas com a exposição de suas obras no quadro, após pedimos que cada um pegasse sua obra e fizessem uma escrita biografemática de seu personagem, ou seja, inventasse uma história para aquele personagem. Os resultados são muito interessante, foi possível identificar semelhanças entre o personagem e o próprio eu, a fala de uma criança pode confirmar isso: “é como se estivesse escrevendo a minha história”.
“Com o biografema, nós podemos inventar a nossa própria história”.
(grifo do aluno Vini)
Para encerrarmos o ano nós bolsistas do Zélia, junto com as crianças fizemos uma festa de encerramento, nesta confraternização foram expostas as obras das crianças em sala de aula festejamos e agradecemos pelo empenho das crianças em nos ajudar com a pesquisa. Participaram também a Diretora da escola, a coordenadora e o professor de Tecnomídias que nos ajudava com o data show, quando necessário.
4. RESSONÂNCIAS DAS ATIVIDADES EM PESQUISA
A apresentação do projeto no III Fórum de Avaliação, com a participação da Coordenação do Curso de Pedagogia e professores convidados, se mostrou uma excelente oportunidade. Oportunidade de publicizar o trabalho realizado e de observar pontos fortes e pontos a serem melhorados dentro da pesquisa. Também, agora, o olhar apurado sobre as escritas e ressonâncias do projeto se faz necessário.
A Coordenadora registrou algumas orientações sobre a apresentação da pesquisa. A apresentação foi bem elogiada, pelo empenho em pesquisa e a atuação das bolsistas. Segue algumas qualificações para as próximas apresentações:
a) Organize as imagens que querem mostrar, para não ficar aquelas todas no quadro. Olhar não basta em pesquisa, tem que defender pontos conceituais;
b) não use o conceito de representação como sinônimo de imagem;
c) observe as palavras no diminutivo: "textinho";
d) use letras maiores e organizar com mais antecedência o trabalho, ficaram coisas para o último momento;
e) Palavras interessantes:" O senso comum não entra no nosso grupo"; "o foco é no vivido e não no ideal";
f) os aforismos e o biografemas ficaram de fora da apresentação e temos que avançar nas ressonância deles, em janeiro de 2016.
O momento de confraternização, após o encerramento do III Fórum de Avaliação, foi de encontro e força. Força de amizade, fundamentada em vivência de grupo, de trabalho, de momentos flores, momentos lágrimas, momentos contentes, momentos nem tanto.
5. CRONOGRAMA DAS BOLSISTAS
Bolsistas
|
Presença reuniões
|
Presença escola
|
Publ. e apresent., etc.
|
Obs.
|
Coordenadora área Sônia
|
Presente
|
Opcional
|
Submissão artigo em periódico Qualis-CAPES A2
|
Coordenação de todos os grupos.
|
Supervisora escola Ludimila
|
Presente
|
Presente
|
Apresentação do projeto KafkInsaiando no III Fórum de Avaliação.
|
Grupo leituras e textos da pesquisa
Financeiro e compras
|
Supervisora escola
Márcia
|
Presente
|
Presente
|
Não pode estar presente todo o tempo no III Fórum por convocação do Município (atestado)
|
Grupo seleção
|
Iniciação à docência
Alessandra Santos
|
Presente
|
Presente
|
Apresentação da aulaEnsaio Biografemando com Frida Kahlo no III Fórum de Avaliação
|
Grupo Blog
|
Iniciação à docência Fernanda A.
|
Presente
|
Presente
|
Apresentação da aulaEnsaio KafkInsaiando no III Fórum de Avaliação
|
Grupo seleção e arquivo fotos-doc.
|
Iniciação à docência
Fernanda Zatti
|
Presente
|
Presente
|
Apresentação da aulaEnsaio KafkInsaiando no III Fórum de Avaliação
|
Grupo leituras e textos da Pesquisa
|
Iniciação à docência
Gabriela
|
Presente
|
Presente
|
Apresentação da aulaEnsaio KafkInsaiando no III Fórum de Avaliação.
|
Grupo texto, seleção e materiais.
|
Iniciação à docência
Lidiane
|
Presente
|
Presente
|
Apresentação da AulaEnsaio, Só Frida no III Fórum de avaliação.
|
Grupo seleção
|
Iniciação à docência
Marcela
|
Presente
|
Presente
|
Apresentação da AulaEnsaio, Só Frida no III Fórum de avaliação.-
|
Grupo relatório
|
Iniciação à docência
Márcia F.
|
Presente
|
Presente
|
Apresentação da AulaEnsaio, Só Frida no III Fórum de avaliação.
|
Grupo relatório e
compras
|
Referências
MATOS, Sônia Regina da Luz. O drama da expressão na alfabetização: procedimentos de ideia-afecção. Projeto de Tese apresentado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2012. 92 f.
SCHULER, Betina, MATOS, Sônia Regina da Luz, CORAZZA, Sandra Mara. Experimentações de escrita, leitura e imagens na escola. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014.
________________________________
RELATÓRIO REFERENTE AO MÊS DE NOVEMBRO
1 PARTICIPAÇÕES NAS REUNIÕES Pibid
1.1 Reunião mensal com Coordenação Geral
Data
|
Temática central
|
28.11.15
|
Palestra: Relações inter e intra pessoais e utilização dos conhecimentos sobre o cérebro na didática.
Professora Magda Colau.
|
1.2 Reunião mensal dos Coordenadores de Área – UCS
Data
|
Temática central
|
13.11.15
|
Financeiro do Pibid - UCS
Planejamento da reunião geral 28.11.15
Despedida da Coordenadora Geral
|
1.3 Reunião semanal – Terças-feiras
Data
|
Temática e objetivo central
|
03.11.15
|
Pauta: Nossas escritas, AulaEnsaio, Relatório do mês, Seleção, Esquema para o mês de novembro, Blog, Presente Daisy, Reunião sábado dia 28-11. Adriana ausente.
Decisões: Orientação relatórios de pesquisa e meta para próxima semana, estudo por parte dos grupos para cercar mais os conceitos a serem escritos nos projetos. A bolsista Adriana, está suspensa por tempo indeterminado, por motivos pessoais.
|
10.11.15
|
Pauta: Nossas Escritas, AulaEnsaio, Relatório final Capes (Reunião grupelho dia 13-11), Blog, Presente Daisy, Seleção bolsista, Financeiro - sugestões, Relatório Mensal.
Decisões: Orientação relatórios de pesquisa e meta para próxima semana.
Conceito imagem (SCHULER, MATOS, CORAZZA, 2014).
|
17.11.15
|
Pauta: Apresentação da colega, Currículo (projeto), Cocos da Bahia. Relatórios CAPES, Comissão Financeiro (compras), Material imagens do Pibid, AulaEnsaio.
Decisões:Orientação relatórios de pesquisa e meta para próxima semana, definida a comissão do financeiro composta pela supervisora Ludimila, bolsista ID. Márcia, e a coordenadora Sônia. Também foi definida a comissão das imagens que irá organizar o drive e as imagens das AulaEnsaio composta pelas bolsistas de ID. Gabriela e Fernanda A. Foi estipulado a organização do drive para o relatório da capes, a dada limite para nossa primeira versão é dia 24-11.
|
24.11.15
|
Pauta: Relatórios (Mensal e Capes), Compras/Financeiro, Blog, Fórum III, Reunião, 28/11, Novo Coordenador, Evento 27/28, AulaEnsaio, 01/12, II Fórum de Avaliação do Pibid -Pedagogia.
Decisões: Nesta reunião a coordenadora Sônia Matos orientou individualmente os grupos para os ajustes nas escritas da pesquisa, foi solicitado o fechamento das escritas até o mês de dezembro.
|
1.4 Reuniões grupos de trabalhos
Data
|
Grupo seleção bolsista
|
05.11
|
Compareceu na seleção apenas uma candidata. Por não poder assumir imediatamente, ficou como cadastro reserva de vagas.
|
Data
|
Grupo seleção bolsista
|
12.11
|
Compareceu uma candidata que pode assumir imediatamente e cumpre os critérios para assumir a vaga de bolsista de iniciação à docência.
|
Data
|
Grupo de trabalho relatório CAPES
|
13.11
|
Distribuímos as tarefas para elaboração do relatório final.
Meta inicial encerrar o relatório em 08.12.2015
|
2. PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS
Durante o mês de outubro e novembro, eu Fernanda Zatti, bolsista de iniciação à docência participei de três eventos. Dois deles foram produções literárias na qual fui vencedora e em um deles em segundo lugar. Tive outra participação a convite do Colégio Estadual Nova Roma, localizado na cidade de Nova Roma do Sul-RS, para falar sobre a pedagogia e a profissão do pedagogo e suas inserções com os alunos do 3º ano do Ensino Médio. As participações tanto nos concursos, quanto na apresentação trouxeram grandes acréscimos à minha vida acadêmica e em minha composição em quanto leitora e pesquisadora.
O mês de novembro foi intenso para a supervisora e professores da EMEF Zélia Rodrigues Furtado. Houve encontros (alguns em horário extra) de formação sobre Tipos de drogas e drogadição promovidos pela Secretária de Educação e Polícia Federal de POA.e alguns promovidos pela escola: Estudo e leituras sobre Conselhos de Classe e oficina do curso de multiplicação do Brincadoquê. ( supervisora Márcia)
3. RESSONÂNCIAS DAS ATIVIDADES NA ESCOLA
No grupelho da E.M.E.F. Profª Marianinha Queiroz, aconteceu o movimento da última AulaEnsaio programada para 2015. Esse grupelho teve um constante movimento de entradas e saídas de bolsistas, o que nos fez rever e promover estratégias. Alguns momentos isso foi bastante pesado. Nesse momento, a construção da escrita do projeto está requerendo grande atenção das integrantes desse grupelho. Porém, a escrita está tomando corpo, consistência. Na escola, o ano letivo está chegando ao final e tem demandado bastante energia de todas as partes. A Equipe Gestora questionou sobre a continuidade do Pibid em 2016. Eu, Ludimila, respondi que estamos todos aguardando respostas. A escola já sofreu cortes de programas que estavam em andamento, sendo a justificativa da mantenedora, a atual crise econômica.
Na EMEF Zélia Rodrigues Furtado com o projeto Só Frida: inventando leitura e escrita com Frida aconteceu ensaios para a aulaEnsaio . Houve um grande envolvimento com o grupo de bolsistas para planejamento da AulaEnsaio, desenvolvimento da pesquisa através de leituras , estudos e relatório do projeto . As bolsistas estiveram presentes com os alunos para terminarem seus inventivos trabalhos, aqueles que não deram tempo no dia e de alguns alunos que faltaram nos dias da AulaEnsaio. Foi preciso adiar a AulaEnsaio de novembro para dedicarmos mais tempo ao planejamento e ao estudo de conceitos para planejarmos por meio da pesquisa.
4. RESSONÂNCIAS DAS ATIVIDADES EM PESQUISA
As bolsistas ID da Escola Zélia trabalharam em conjunto nas atividades da pesquisa. Novembro foi um mês produtivo para o crescimento da pesquisa, os encontros na escola foram destinados para os estudos e produção da mesma, podendo-se constatar esta afirmação no relatório-planejamento do grupelho, que segue em andamento.
O grupelho da escola Zélia Rodrigues Furtado precisou se dedicar mais no trabalho da pesquisa . Isso necessitou mais tempo para leituras, estudos e escritas. O grupelho precisou estudar mais sobre o conceito de biografema e desenvolvê-lo. Foi preciso também mudar a data da AulaEnsaio para dezembro, pois foi importante replanejar, planejar e nos prepararmos para o final da pesquisa.
Quanto a pesquisa no grupelho da E.M.E.F. Profª Marianinha Queiroz, o mês foi de intenso foi dedicado maior tempo de estudo para o embasamento teórico do projeto Kafkinsaiando para justificar o problema da pesquisa. A escrita do relatório mobilizou e movimentou o grupo. Agora vem se delineando, de observar as ressonâncias da própria pesquisa através da análise da produção das crianças é motivadora. Foi um mês de intensidade de estudos, buscando alinhavar parte do que ainda falta. É importante que continuemos estudando e mantendo o foco de grupelho nessa reta final de ano.
5. CRONOGRAMA DAS BOLSISTAS
Bolsistas
|
Presença reuniões
|
Presença escola
|
Publ.e apresent., etc.
|
Obs.
|
Coordenadora área Sônia
|
Presente
|
Opcional
|
_______
|
Coordenação de todos os grupos.
|
Supervisora escola Ludimila
|
Presente
|
Presente
|
Participação do Projeto Cultural Onde Estou? 2015 - Instituto Bruno Segalla. Palestra sobre Educação Patrimonial com Profª Dra. Luiza Iotti.
Reunião Pedagógica nas escolas. Conselho de Classe de encerramento letivo nas duas escolas.
|
Grupo leituras e textos da pesquisa
Financeiro e compras
|
Supervisora escola
Márcia
|
Presente
|
Presente
|
Palestra na Smed sobre tipos de drogas com a Polícia Federal
Reuniões pedagógicas e formativas semanais na escola Participação do projeto A cor da cultura
Passeio de estudos por alguns pontos turísticos de Caxias do Sul
Conselho de classe final
|
Grupo seleção
|
Iniciação à docência Adriana
|
Vaga suspensa
|
Vaga suspensa
|
Vaga suspensa
|
Vaga suspensa
|
Iniciação à docência Fernanda A.
|
Presente
Ausência em 10/11
|
Presente
Ausência em 10/11
|
Formação continuada
SMED São Marcos
|
Grupo seleção e arquivo fotos-doc.
|
Iniciação à docência
Alessandra Santos
|
Presente
|
Presente
|
Grupo Blog
| |
Iniciação à docência
Fernanda Zatti
|
Presente
Ausente na reunião geral 28-11, motivo problemas com o transporte.
|
Presente
|
Vencedora do IV Concurso literário Frei Rovílio Costa.
Vencedora em 2º lugar do X concurso Pe. Oscar Bertholdo de poesia.
Apresentação e fala no Colégio Estadual Nova Roma. Profissões: O que é a pedagogia.
|
Grupo leituras e textos da Pesquisa
|
Iniciação à docência
Gabriela
|
Presente
|
Presente
|
-
|
Grupo texto, seleção e materiais.
|
Iniciação à docência
Lidiane
|
Presente
|
Presente
|
-
|
Grupo seleção
|
Iniciação à docência
Marcela
|
Presente
|
Presente
|
-
|
Grupo relatório
|
Iniciação à docência
Márcia F.
|
Presente
|
Presente
|
-
|
Grupo relatório e
compras
|
Referências
MATOS, Sônia Regina da Luz. O drama da expressão na alfabetização: procedimentos de ideia-afecção. Projeto de Tese apresentado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2012. 92 f.
SCHULER, Betina, MATOS, Sônia Regina da Luz, CORAZZA, Sandra Mara. Experimentações de escrita, leitura e imagens na escola. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014.
________________________________________
RELATÓRIO REFERENTE AO MÊS DE OUTUBRO
- PARTICIPAÇÕES NAS REUNIÕES Pibid
1.1 Reunião mensal com Coordenação Geral
Data
|
Temática central
|
17.10.15
|
Avaliação na Educação Básica:
Conceitos, concepções e inquietações;
|
1.2 Reunião mensal dos Coordenadores de Área – UCS
Data
|
Temática central
|
09.10.15
|
Forpibid regional
Evento Pibid regional
Saída da Coordenação Geral do Pibid - UCS
Planejamento da reunião geral 17.10
|
1.3 Reunião semanal – Terças-feiras
Data
|
Temática e objetivo central
|
06.10.15
|
Pauta:
Decisões: A partir do dia 20/10/2015, a reunião iniciará às 17:15h, terminando às 19:15h.
|
13.10.15
|
FERIADO UNIVERSITÁRIO
Estudo domicíliar do projeto de pesquisa e do planejamento da AulaEnsaio do referente mês.
|
20.10.15
|
Pauta:
Decisões: O blog tem que qualificar mais o espaço virtual com as sugestões do grupo.
|
27.10.15
|
Pauta:
Decisões: Ficou decidido que nas reuniões das terças - feiras, será destinada para o planejamento das AulasEnsaio.
|
2. PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS
Olhar especificamente do quadro de atividades individuais.
3. RESSONÂNCIAS DAS ATIVIDADES NA ESCOLA
Como as atividades junto à escola acontecem integrada ao movimento do nosso projeto de pesquisa, temos a AulaEnsaio como parte do planejamento mensal. As participações
na escola são extensões da pesquisa e a AulaEnsaio acontece como produção desta.
Na E.M.E.F Profª Marianinha Queiroz, aconteceu uma AulaEnsaio no dia 27/10, dentro do projeto Kafkinsaiando. As crianças foram convidadas a inventarem aforismos, a partir do trabalho desenvolvido com o texto de Kafka, “Um relatório para uma academia”. As bolsistas se envolveram em atividades junto à escola apropriando-se do espaço escolar, respeitando as especificidades das turmas e rotinas já existentes. Pode-se dizer que há um entrosamento entre bolsistas, professores, direção e principalmente com as crianças. Corroborando, assim, com o objetivo de inserção na docência, como o Pibid proporciona. Percebe-se que tal possibilidade é extremamente significativa para a formação de professores pesquisadores nas redes de educação. Pois essa experiência, inclusive no tempo da intensidade e não apenas cronológico, possibilita estar em contato, em micro escala, com a escola, crianças, desafios rotineiros, aliando a um trabalho em grupo com pesquisa para que a busca por excelência na profissão professor possa ser aprimorada e encarada com seriedade e comprometimento.
Na E.M.E.F Zélia Rodrigues Furtado aconteceu a aulaensaio nos dia 23/10 dentro do projeto Só Frida, inventando com a Arte as crianças fizeram uma criação inventiva através da sua imagem no espelho, seus gostos e percepções com alguns elementos das obras da Frida para compor seu biografema. Os trabalhos ficaram muito bons pelo cuidado, criatividade, originalidade e entusiasmo.
Durante o mês de outubro, nós, bolsistas de iniciação a docência da E.M.E.F Zélia Rodrigues Furtado, marcamos nossa presença com aos alunos através de observações e e com uma AulaEnsaio, a qual nos foi muito receptiva.
Para esta AulaEnsaio, esperamos as crianças com imagens das obras de Frida Kahlo e o material que seria usado neste dia para a invenção de um biografema. Percebeu-se neste dia um grande entusiasmo por parte das crianças em relação ao tema da AulaEnsaio, a produção inventiva realizada aconteceu de maneira melhor do que a planejada, o que nos deixou bastante motivadas com o trabalho que está sendo realizado.
Ainda no dia vinte e três fomos convidadas para apresentar na reunião semanal de professores, o nosso projeto de pesquisa e para falar do nosso trabalho com as crianças/AulaEnsaio.
4. RESSONÂNCIAS DAS ATIVIDADES EM PESQUISA
A produção da pesquisa coletiva, ou seja, que envolve todos as bolsistas com o mesmo projeto de pesquisa e nos implica com o mesmo problema de pesquisa, faz com que tenhamos prudência e rigor no planejamento da AulaEnsaio. Porém, o movimento de pesquisa é ainda novo para nós. O estudo com construções argumentativas e conceituais estão em construção. As atividades de pesquisa requerem o estudo para uma posição intelectual mais vigorosa.
Textos variados, selecionados com rigor, estão sendo estudados e revisados, buscando o embasamento teórico da AulaEnsaio e da pesquisa.
A cada semana as bolsistas precisam se envolver mais com os estudos da pesquisa , construção de argumentos e conceitos para terem esta posição vigorosa diante da “aulaEnsaio” e nas “Nossas Escritas”.
Nessa fase de escrita da pesquisa, a apropriação de conceitos faz-se presente e forte, através das leituras, discussões e escritas coletivas.
5. CRONOGRAMA DAS BOLSISTAS
Bolsistas
|
Presença reuniões
|
Presença escola
|
Publ.e apresent., etc.
|
Obs.
|
Coordenadora área Sônia
|
Presente
|
Opcional
|
Coordenação de todos os grupos.
| |
Supervisora escola Ludimila
|
Presente
|
Presente
|
Participação em reuniões pedagógicas nas escolas; Formação no dia 15/10 - dia do professor; participação em duas Oficinas de Conversações Pedagógicas 2015/SMED Caxias do Sul (ouvinte e colocações referentes aos trabalhos da escola - docência compartilhada).
|
Grupo leituras e textos da pesquisa
|
Supervisora escola
Márcia
|
Presente
|
Presente
|
Participação em reuniões pedagógicas na escola;Participação como ouvinte nas oficinas das Conversa-
ções PedagógicasSMED/2015/ Caxias
|
Grupo seleção
|
Iniciação à docência Adriana
|
Presente
28.10 ausente
|
Presente
28.10
ausente
|
Grupo blog
| |
Iniciação à docência Fernanda A.
|
Presente
|
Presente
|
-
|
Grupo seleção
|
Iniciação à docência
Alessandra Santos
|
Presente
|
Presente
Ausente
16/10 e
30/10
|
Grupo Blog
| |
Iniciação à docência
Fernanda Zatti
|
Presente nos restantes dos dias
Ausente dia 06-10-15
Ausente Reunião geral dia 17-10-15
|
Presente nos restantes dos dias
Ausente dia 06-10-15
|
Publicação: Jornal - A Notícia de Nova Roma do Sul.
Organização de palestra para os pais do Colégio Estadual Nova Roma em Nova Roma do Sul: A importância da leitura dentro e fora da escola.
Participação em seminário: Seminário da Diversidade Linguística.
Participação do Concurso Frei Rovílio Costa: Concurso visa o resgate de história de famílias descendente de imigrantes italianos.
Participação X Concurso Literário Oscar Bertholdo de Poesia: Tema: O Vento que Anuncia a Vindima.
|
Grupo leituras e textos da Pesquisa
|
Iniciação à docência
Gabriela
|
Presente
|
Presente
|
_
|
Grupo textos e seleção.
|
Iniciação à docência
Greice
|
Desligou-se do Programa
| |||
Iniciação à docência
Lidiane
|
Presente
Ausente dia 06/10/2015 conforme atestado anexo em ata.
|
Presente
|
-
|
Grupo seleção
|
Iniciação à docência
Marcela
|
Ausente 17/10 (Reunião coordena-
ção geral)
|
Presente
|
Ouvinte na palestra Outubro Rosa - UCS
(26/10/15)
|
Grupo relatórios
|
Iniciação à docência
Márcia F.
|
Presente
|
Presente
Ausente dia 09/10/15
|
Grupo
relatórios
|
Referências
SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. (Trad. Giane Lessa). Belo Horizonte: Autêntica, 2014
______________________________________________
RELATÓRIO REFERENTE AO MÊS DE SETEMBRO
Título do SubProjeto
Práticas curriculares de escrita e leitura e a formação de professor.
- PARTICIPAÇÕES NAS REUNIÕES Pibid
1.1 Reunião mensal com Coordenação Geral
Data
|
Temática central
|
19.09.2015
|
Tecnologias digitais na educação. TICs
|
1.2 Reunião mensal dos Coordenadores de Área – UCS
Data
|
Temática central
|
11.09.2015
|
Cancelada pela Coordenação Geral
|
1.3 Reunião semanal – Terças-feiras
Data
|
Temática e objetivo central
|
01.09.15
|
Pauta:
Decisões: Apresentação da semana acadêmica, o que cada bolsista e qual parte será responsável para apresentar.
|
08.09.15
|
Pauta:
Decisões: A bolsista Nicole anuncia sua saída e a formaliza.
|
15.09.15
|
Pauta:
Decisões: A bolsista Adriana é a nova integrante do grupo da escola Profª Marianinha Queiroz.
|
22.09.15
|
Pauta:
Decisões: Cada bolsista organiza e explica ao grupo seu slide para a semana acadêmica.
|
29.09.15
|
Pauta:
Decisão: Fica decidido que a AulaEnsaio vai ser planejada em reunião nas terças-feira, com tempo estimado de 30 a 60 minutos.
|
1.4 Reunião escola com Coordenação de área – Curso Pedagogia- Caxias do Sul
Data
|
Temática central
|
08.09.15
|
Visita à Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Marianinha Queiroz
Decisões: Visita aconteceu na escola junto a Direção. A coordenação destacou a atual situação financeira do Pibid. Combinamos que a bolsista professora supervisora vai apresentar o Projeto e o trabalho do Pibid na escola na próxima reunião pedagógica. E reinteramos a relevância da parceria do Pibid na escola.
|
08.09.15
Grupelho estudos e textos
|
Reunião grupelho dos estudos e textos.
Bolsistas: Vânia, Fernanda e Sônia.
Decisão: Retomada da nossa produção coletiva do Projeto de Pesquisa. Cada semana duas bolsistas vão escrever e apresentar para o grupo seus estudos e investigação. Fechamos um cronograma e socializamos.
|
2. PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS
Olhar especificamente do quadro de atividades individuais.
3. RESSONÂNCIAS DAS ATIVIDADES NA ESCOLA
No mês de setembro as bolsista de iniciação à docência da Escola Marianinha fizeram sua primeira entrada com os alunos participantes da aulaEnsaio no dia 08 de setembro e no dia 15 de setembro. As aulas vem sendo ensaiadas e tivemos um grande avanço na sua organização pelas bolsistas.
As crianças, quando veem as bolsistas chegarem na escola já perguntam se terá aulaEnsaio naquele dia. Durante a aplicação das atividades as crianças, em nenhum momento estranharam conceitos ali trazidos. O maior desafio das bolsistas foi o passar as coordenadas para as crianças, fazendo com que elas saíssem da representação e experimentassem algo inventivo.
No mês de setembro as bolsistas de iniciação à docência da Escola Zélia Rodrigues Furtado fizeram sua primeira entrada com os alunos participantes da aulaEnsaio.
As crianças pedem ansiosas por quando será a próxima aulaEnsaio, e perguntam muitas curiosidades sobre Frida Kahlo. Isso nos motiva a cada ensaio buscar elementos novos para levar até eles e despertar o interesse. Pretendemos mostrar outros tipos de linguagem de leitura e escrita, mostrando obras de arte, e fazendo com que os mesmos façam suas leituras e não representem, mas inventem.
4. RESSONÂNCIAS DAS ATIVIDADES EM PESQUISA
Já avançamos consideravelmente em termos da relação entre a pesquisa e a ação prática na escola. O conceito de aulaEnsaio é o mais presente, o grupo se desafiou em pensar junto com este. O problema de pesquisa acaba por ser alterado e avança em termos de pesquisa coletiva a partir da inquietação com os debates e o planejamento na ida à escola. Ainda temos desafio de assumirmos a pesquisa como algo construído, também por meio da escrita coletiva. O estranhamento dos conceitos, não somente oriundos do discurso pedagógico, tem se intensificado. Dar continuidade nos estudos e efetivamente estudarmos é nosso foco de qualificação da nossa atuação em docência.
Tem termos de convivência de desafio de uma pesquisa coletiva, semanalmente, os embates conceituais e pessoais estão se tornando mais presentes. Embora tenhamos ainda alguns participantes que pouco debatem junto ao grande grupo. Porém, interagem nos grupos junto ao planejamento da escola.
O estudo e interferências escritas, no texto coletivo, estão tornando-se prática das bolsistas. A busca pelo embasamento teórico e a escrita das reflexões também se mostram cada dia mais presentes.
5. CRONOGRAMA DAS BOLSISTAS
Bolsistas
|
Presença reuniões
|
Presença escola
|
Publ.e apresent., etc.
|
Obs.
|
Coordenadora área Sônia
|
Presente
|
Visita
|
Semana Acadêmica do curso de Pedagogia
|
Coordenação de todos os grupos.
Na reunião geral dia 19.09, ausência.
|
Supervisora escola Ludimila
|
Presente
|
Presente
|
Semana Acadêmica do curso de Pedagogia.
Reuniões Pedagógicas nas escolas.
Entrega de pareceres aos pais.
Reunião de formação pedagógica/ pessoal na CIC - Caxias do Sul.
|
Grupo leituras e textos da pesquisa
|
Supervisora escola
Márcia
|
Presente
|
Presente
|
Semana Acadêmica do curso de Pedagogia
Reuniões pedagógicas na escola
Entrega de pareceres aos pais
|
Grupo semana acadêmica e seleção de bolsistas
|
Iniciação à docência Adriana
|
Presente
|
Presente
|
Entrada 07.10
Grupo blog
| |
Iniciação à docência Fernanda A.
|
Presente
|
1 atestado em 29/09
|
Semana Acadêmica do curso de Pedagogia, qualificação e apresentações de estágios
|
Grupo seleção
|
Iniciação à docência
Alessandra Santos
|
Presente
|
Presente
|
Semana Acadêmica
(como ouvinte e participante)
|
Grupo Blog
|
Iniciação à docência
Fernanda Zatti
|
Presente
|
Presente
|
Semana Acadêmica do curso de Pedagogia, qualificação e apresentação do projeto de estágio IV
|
Grupo leituras e textos da Pesquisa, semana acadêmica.
|
Iniciação à docência
Gabriela
|
Presente
|
Presente
|
Semana Acadêmica do curso de Pedagogia
|
Grupo textos e seleção de bolsistas.
|
Iniciação à docência
Greice
|
Presente
|
Presente
|
Semana Acadêmica do curso de Pedagogia
|
Grupo relatórios
|
Iniciação à docência
Lidiane
|
Presente
|
Presente
|
Grupo semana acadêmica
e seleção bolsistas.
| |
Iniciação à docência
Marcela
|
Presente
|
Presente
|
Semana acadêmica.
(como ouvinte e participante).
|
Grupo relatórios
|
Iniciação à docência
Márcia F.
|
Presente
|
Presente
|
Semana acadêmica.
(como ouvinte e participante).
|
Grupo relatórios
|
Iniciação à docência
Vânia
|
Presente
|
Presente
|
_
|
Saída do grupo 29.09
|
REFÊRENCIAS
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. O Abecedário de Gilles Deleuze (1988-1989). Realizado Pierre-André Boutang. TV Arte (franco-alemão). Nov. de 1994 e maio de 1995. Paris: Éditions Montparnasse. Tradução e Legendas: Raccord [com modificações].TV Escola, Ministério da Educação Brasil.
novembro de 1994 e maio de 1995, no canal (franco-alemão) de TV Arte.
_____. Nietzsche e a filosofia. (Trad. de Edmundo Fernandes Dias e Ruth Joffily Dias). Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.
SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. (Trad. Giane Lessa). Belo Horizonte: Autêntica, 2014
__________________________________________________________RELATÓRIO REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO
Título do SubProjeto
Práticas curriculares de escrita e leitura e a formação de professor.
- PARTICIPAÇÕES NAS REUNIÕES Pibid
1.1 Reunião mensal com Coordenação Geral
Data
|
Temática central
|
15.08.2015
|
Violência na escola e bullying.
|
1.2 Reunião mensal com Coordenação Grupo Pibid – UCS
Data
|
Temática central
|
14.08.2015
|
Relatório parcial - modelo CAPES;
Planejamento da reunião do dia 15.08;
Entrada de um novo coordenador de área da Licenciatura de Biologia;
Saída da coordenadora de área da Química e fechamento das vagas dessa licenciatura no Pibid-UCS.
|
1.3 Reunião semanal – Terças-feiras
Data
|
Temática e objetivo central
|
04.08.2015
|
Pauta: Texto (apresentação da AulaEnsaio, pesquisas, leituras); Supervisoras; AulaEnsaio (11-08); Relatórios; Tarefas (currículo lattes - cronograma); Semana Acadêmica - setembro; Grupelho de Estudos - textos; Textos próxima semana.
Decisões: Grupelho textos (Sônia, Fernanda Zatti, Ludimila, Vânia, Nicole), Nicole ficou encarregada de organizar o drive e colocar nas normas. Precisamos melhorar dentro de nosso projeto conceito de Grupelho, resumo de apresentação do projeto. A bolsista de Iniciação a Docência Fernanda Zatti juntamente com a professora Sônia ficaram encarregadas de manter o contato com o Diretório Acadêmico de Pedagogia para a apresentação do PIBID-Pedagogia na Semana Acadêmica.
Referência: Leituras de afecção durante o recesso de julho.
Conceito de Força para Nietzsche.
|
11.08.2015
|
Pauta: Texto - Guatarri (1987) Somos todos Grupelhos; Supervisoras; Currículo lattes; AulaEnsaio (material); Nova integrante; Reunião Geral; Blog; Próximos Textos (18.08).
Decisões: Não devemos trocar a ida na escola e caso a bolsista não for para a escola não deve assinar presença. Teremos como procedimento de escrita a um dicionário ou diário, inspirado no Dicionário das Idéias Feitas em Educação da professora Sandra Corazza, o nome dessa escrita ainda está por ser decidida (Sugestões: Dicionário Amoroso da Docência; Diário Amoroso da Docência; Diário de Uma Acadêmia).
Referência: GUATTARI, Félix. Somos todos grupelhos. In: Revolução Molecular: pulsações políticas do desejo. (Trad. Suely Belinha Rolnik). 3ª ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987, p.12-19. (Obra original publica em 1977).
|
18.08.2015
|
Pauta: Texto Silva (2002), Corazza (2011); Supervisoras, diário, AulaEnsaio; Márcia (nova bolsista); Currículo lattes; Relatório; Blog; Retorno dos atestados; Texto próxima semana; Semana Acadêmica.
Decisões: Será criado um documento no Drive para os relatórios, onde todos deverão colaborar. Fica o desafio de sermos inventivas na nossa AulaEnsaio e que está não seja uma aula ideal, mas alegre, criativa.
Referência: SILVA, Tomaz Tadeu. Dr. Nietzsche, curriculista - com uma pequena ajuda do Professor Deleuze. In: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; MACEDO, Elisabethe Fernandes. (Orgs.). In: Currículo, práticas pedagógicas e identidades. Portugal: Porto Editora, 2002, p.35-52.
CORAZZA, Sandra Mara, AQUINO, Julio Groppa (Orgs.). Dicionário das ideias feitas em educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
|
25.08.2015
|
Pauta: AulaEnsaio, estudo dos textos, problema; Relatório; Supervisoras; Leituras (Kafka e Skliar); Tabela do Relatório das idas nas escolas; Grupelho Relatório; Semana Acadêmica.
Decisões: Grupelho Semana Acadêmica (Fernanda Z, Sônia, Márcia S, Lidiane), este Grupelho irá compor como será a apresentação do PIBID-Pedagogia na Semana Acadêmica de Pedagogia 2015. Primeira entrada da AulaEnsaio das alunas de Iniciação da Docência da escola Marianinha para inicio de setembro, data prevista para o dia 08-09-2015.
Referência: SILVA, Tomaz Tadeu. Dr. Nietzsche, curriculista - com uma pequena ajuda do Professor Deleuze. In: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; MACEDO, Elisabethe Fernandes. (Orgs.). In: Currículo, práticas pedagógicas e identidades. Portugal: Porto Editora, 2002, p.35-52.
CORAZZA, Sandra Mara, AQUINO, Julio Groppa (Orgs.). Dicionário das ideias feitas em educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
|
2. PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS
Olhar especificamente do quadro de atividades individuais.
3. RESSONÂNCIAS DAS ATIVIDADES NA ESCOLA
- As presenças assinadas na escola por parte das bolsista vão ser disponibilizadas no google-drive uma vez por mês, assim, teremos o material de acompanhamento da presença nas escolas de maneira pública e transparente;
- Temos o desafio de inserirmos experimentações da AulaEnsaio nas escolas, encontrava-se no cronograma para este mês, porém, respeitamos nossos movimentos para darmos mais rigor de estudo e assumirmos nossa função dentro da pesquisa, pela via da AulaEnsaio na escola para o próximo mês;
- Estamos nos experimentando aos poucos com a turma na escola, com uma leitura, uma atividade, um auxílio, para assim nos inserirmos na turma e dessa forma nos sentirmos mais seguras para a nossa AulaEnsaio.
- Semanalmente as supervisoras e bolsistas se encontram nas escolas e reuniões, criam momentos para trocarem ideias, complementarem a pesquisa, a AulaEnsaio, blog e outras atividades da demanda do Pibid.
4. RESSONÂNCIAS DAS ATIVIDADES EM PESQUISA
- Atualizamos o problema de pesquisa em quase todos as reuniões semanais nesse mês;
- A AulaEnsaio encontra-se em processo de planejamento;
- Foram realizados estudos para ampliarmos os fundamentos teóricos da pesquisa e cercarmos cada vez mais o problema, que se deram de maneira sistemática em cada reunião semanal, contando com um texto de literatura clássica e um texto de literatura científica-pedagógica;
- Leitura dramática e performática aconteceram em algumas reuniões, destacando o efeito dessa experiência e experimentação do conceito de AulaEnsaio e a escrita e leitura tomadas como forças, conforme o nosso problema de pesquisa do projeto junto às escolas;
- Elaboramos um diário coletivo inspirado no livro da autora CORAZZA e AQUINO (2011) que escrevemos todos as nossas ideias feitas da pesquisa e da experiência junto às escolas. O mesmo encontra-se-á no blog, a partir de setembro de 2015;
- Leitura através de uma instalação, dando sequência e tomando com força a questão da imagem, foi produzido pelo grupelho uma imagem sobre o lido e vivido daquela experimentação.
CRONOGRAMA DAS BOLSISTAS
Bolsistas
|
Presença reuniões
|
Presença escola
|
Publ.e apresent., etc.
|
Obs.
|
Coordenadora área Sônia
|
Presente
|
Opcional
agendado para set.
|
Banca
|
Currículo lattes atualizado;
Coordenação de todos os grupos
|
Supervisora escola Ludimila
|
Presente
|
Presente
|
Reuniões pedagógicas nas escolas.
|
Grupo leituras e textos da pesquisa
|
Supervisora escola
Márcia
|
Presente
|
Presente
|
Reuniões pedagógicas na escola com o grupo de professores e participação do Círculo da Paz.
|
Grupo semana acadêmica e seleção de bolsistas
|
Iniciação à docência Alessandra
|
Presente
|
Presente
|
_
|
Grupo blog
|
Iniciação à docência Fernanda
|
Presente
|
Presente
|
_
|
Grupo blog e seleção de bolsista;
|
Iniciação à docência
Fernanda Zatti
|
Presente
|
Presente
|
Ouvinte da conferência: Educação e Relações Étnico-Raciais.
|
Grupo leituras e textos da pesquisa, semana acadêmica
|
Iniciação à docência
Gabriela
|
Presente
|
Presente
|
Ouvinte da conferência: Educação e Relações Étnico-Raciais.
|
Grupo blog
|
Iniciação à docência
Greice
|
Presente
|
Presente
|
Ouvinte da conferência: Educação e Relações Étnico-Raciais.
|
Grupo relatórios
|
Iniciação à docência
Lidiane
|
Presente
|
Presente
|
_
|
Grupo semana acadêmica
e seleção bolsistas.
|
Iniciação à docência
Marcela
|
Presente
|
Presente
|
_
|
Currículo Lattes atualizado
Grupo relatórios
|
Iniciação à docência
Márcia F.
|
Presente
|
Presente
|
_
|
Grupo relatórios
|
Iniciação à docência
Vânia
|
Presente
|
Presente
|
_
|
Grupo leituras e textos da pesquisa e blog
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.