segunda-feira, 2 de abril de 2018

II Seminário Institucional do PIBID-UCS: Retratos de uma Trajetória




  O Seminário aconteceu nos dias 09 e 10 de março de 2018. O qual tinha como objetivo promover a interlocução, reflexão e avaliação acerca das ações desenvolvidas pelos professores e futuros professores, com o foco nas possibilidades e limites da relação entre universidade e escolas pública, além de, avaliar o processo e os resultados dos quatro anos de atuação do PIBID-UCS em seu campo de atuação.
A programação no dia 9 - Sexta-feira foi respectivamente:
8h30min - Credenciamento
9h - Conferência Solene: Profissão Docente: Decência e Resistência - Terciane Ângela Luchese, Universidade de Caxias do Sul.



Das 13h30min às 18h30min – Tivemos sessões de comunicações orais, para socializar as produções científicas desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID-UCS.
Em nosso subprojeto de Pedagogia foi apresentado o artigo EGOCENTRISMO: DIVERGENCIAS ENTRO O ESTUDO DO CONCEITO E A ATUAÇÃO DOCENTE DO PIBID NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pela bolsista pibidiana Karlani Machado, onde foi relatado os aspectos mais importante da pesquisa bibliográfica realizada através do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência 2017 do Subprojeto Pedagogia, área de Letramento e Educação Infantil, fomentado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Sendo este trabalho realizado pelas bolsistas da Escola Municipal de Ensino Fundamental Zélia Rodrigues Furtado, localizada no município de Caxias do Sul/RS.
O objetivo era pesquisar a bibliografia existente sobre o termo egocentrismo, entendido como comportamento de crianças na educação infantil, tendo como foco duas turmas de Pré I, com crianças na faixa etária de cinco anos a cinco anos e onze meses. A pesquisa bibliográfica sobre o termo egocentrismo permitiu compreender os equívocos do uso do termo no senso comum como apropriado para atitudes individualistas de crianças que aprendem a conviver com outras crianças da mesma idade.
De modo geral, as crianças da turma com a qual trabalhamos durante as práticas pibidianas na escola demonstraram estar atentas à exploração de algumas das características exigidas pela cooperação propostas pelas atividades lúdicas e participaram ativamente da elaboração dos mesmos. Esse retorno corroborou com os resultados das pesquisas bibliográficas que realizamos e demonstram a necessidade de aliarmos teoria e prática na atuação docente em todas as etapas do ensino.
Além de outras apresentações de artigos e trabalhos, onde através desses foi possível ter uma visão da trajetória de trabalho realizado em cada subprojeto, e seus resultados.
19h30min - Conferência Solene: Formação Docente: Entre Passados Vivos, Temas Sensíveis e Algum Pânico Moral - Fernando Seffner, UFRGS.
Sua palestra teve como tema o encerramento de um ciclo, e novas propostas como residência e novo ensino médio.  Como futuros docentes foi possível compreender a importância que a educação tem na sociedade, e o quanto é relevante termos uma noção da realidade escolar através de programas como o PIBID, o qual infelizmente pela 1° vez se ausentara por um semestre. 
Através de fala do professor podemos percebemos também o objetivo de priorizar os professores enquanto ainda estão em formação, para que possam fazer a diferença ao se deparar com a realidade de escolas que muitas vezes, nem é pensado pelos estudantes de licenciaturas, e após se deparam com situações de extrema complexidade. Sendo essas questões complexas pela falta de apoio do governo, culturas conflitantes, desvalorização de professores e gestores, políticas educacionais mal aplicadas, etc.
Desse modo, tivemos informações relevantes sobre essas mudanças que estão em andamento na área da educação, e com isso obtemos uma maior noção sobre o que está acontecendo e como está sendo afetada a qualidade da educação. Tivemos exemplos que foram muito bem expostos, e explicativos, além de confortantes, como por exemplo, a fala sobre a pesquisa realizada para demonstrar que professores não podem ser substituídos por máquinas tendo como argumento o fácil acesso a conteúdos impróprios, sendo também uma palestra descontraída e bem humorada.
Já a programação no dia 10 - Sábado foi respectivamente:
Das 8h30min às 11h30min - Painel dos Coordenadores: Avaliação da trajetória do PIBID/UCS no período 2014-2018
Das 11h30min às 12h - Cerimônia de encerramento
Nesse momento tivemos como parte integrante dos relatos de trajetória a apresentação da Coordenadora do PIBID-UCS do subprojeto de Pedagogia:
Professora. Dr. Cristiane Backes Welter, a qual é Doutora em Educação na Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS. Possui Mestrado em Educação e Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pela mesma instituição. É Coordenadora e Professora do Curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.