- Oficinando com as bruxas: entre o bem e o mal
Bolsistas: Fernanda Andreatta - Vania Casal
A sequência de oficinas denominadas Oficinando com as bruxas: entre o bem e mal, foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zélia
Rodrigues Furtado, em Caxias do Sul. Oficinando com um total de 34 alunos, matriculados
num 4º ano, em dez encontros. Cujo objetivo principal centrou-se em
proporcionar atividades visando investigar e problematizar a
valoração de determinados valores morais: o “bem” e o “mal”.
Utilizou-se, na busca de tal objetivo, a fundamentação teórica das
obras de Friedrich Nietzsche (1844 - 1900); atravessamentos
históricos e conceituais sobre as “bruxas”, como artefato
cultural; e a valoração inerente às palavras “bem e mal”. Com
o desenvolvimento das oficinas, fez-se necessário investigar,
juntamente com os educandos, atravessamentos históricos e/ou
conceituais, tais como: heresia; relação entre bruxaria e figura
feminina; a beleza e a feiura na estigmatização das bruxas nos
contextos didático e literário, e a relação com os valores “bem”
e “mal”. Utilizando esses elementos, as atividades se
desenvolveram com o intuito de investigar a genealogia dos valores
morais, e questionar a implicação dos mesmos na cultura.
Ratifica-se que os registros das atividades produzidas pelos alunos,
foram expressadas através da produção de aforismos, sendo que esse
tipo de sentença fora escolhido previamente pelas bolsistas.
Produção dos alunos |
Alunos oficinando |
Alunos oficinando |
REFERÊNCIAS
AZEREDO, Vânia Dutra de. Nietzsche e a dissolução da moral / Vânia Dutra de Azeredo. 2ª Ed. – São Paulo: Discurso Editorial; Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2003. 230 p. – (Sendas e Veredas)
KRAMER, Heinrich; SPRENGER, Jakob. O martelo das feiticeiras. 14.ed. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2000. 528 p.
LARROSA, Jorge. Nietzsche e a Educação. Traduzido por Semíramis Gorini da Veiga. – 2. Ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 136 p.
ITAPARICA, André Luís Mota. Nietzsche: estilo e moral – André Luis Mota Itaparica – São Paulo: Discurso Editorial; Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2002. 126 p. – (Sendas e Veredas)
NIETZSCHE. Friedrich. A Gaia Ciência. Tradução Antônio Carlos Braga. 3. Ed. – São Paulo: Editora Escala, 2006.
NIETZSCHE. Friedrich. A genealogia da Moral. Tradução Antônio Carlos Braga. 3. Ed. – São Paulo: Editora Escala, 2009.
MARTON, Scarlett. Nietzsche: A transvaloração dos valores. 2 ed. São Paulo: Editora Moderna, 2006
- Dissolvendo identidades: deixe a máscara cair
Bolsistas: Juliete Facchin
- A potência de vida através das praticas de leitura e escrita subjetivadas pela poesia
- Problematizando a valoração dos valores em clássicas cantigas infantis
Bolsistas: Angela Maria Andrin Bianchi; Gabriela dos Santos Triches; Lidiane Benites; Líliam da Silva Ribeiro
As oficinas dessa problematização foram realizadas com uma turma do 3° ano da Escola Estadual de Ensino Médio Cavalheiro Aristides Germani, situada na cidade de Caxias do Sul. Após muita pesquisa e teorizações educacionais decidiu-se trabalhar com música; ensinando através de cantigas infantis; baseadas na pergunta problema: As cantigas infantis ensinam valores? As músicas usadas para a introdução desses assuntos
foram: “Samba Lêlê”, “Atirei o pau no gato” e “Boi da Cara Preta”. A escolha das
cantigas teve como objetivo a utilização dessas para que se fosse possível
problematizar valores e fazer uma reinvenção sobre as cantigas. Nosso objetivo não foi, somente, o de experimentar
ritmos, compor músicas e inventar formas de tocar; quisemos criar, construir, incentivar,
valorizar este aprendizado através de inquietar e problematizar os valores
descritos nas letras das músicas das cantigas infantis.O resulto desse trabalho foi bastante positivo; ao chegarmos ao final das aulas-ensaio, tivemos a certeza, sem falsa demagogia, de que plantamos uma semente do bem dentro do coração de cada criança; utilizando, para o êxito desse trabalho, as cantigas; que nos provaram ser um instrumento capaz de ensinar valores.
- Perspectivas étnicas na escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.