POSIÇÃO POLÍTICA: PIBID - PEDAGOGIA (UCS)
O curso de Pedagogia da Universidade
de Caxias do Sul (Campus Sede), da qual participam nove alunas bolsistas do
Pibid, procura destacar sua posição sobre os Impactos da
Medida Provisória Nº 746/2016. Num primeiro momento, pode parecer que essa
medida afete somente o nível do Ensino Médio. Porém, representando
as demais bolsistas Pibidianas do Curso de Pedagogia, especialmente a partir
das discussões que participamos na Semana Acadêmica do Curso até nossos estudos
a partir de artigos produzidos por renomados professores da área de política
educacional como Pedro Demo, Demerval Saviani ou ainda da área da filosofia
como: Marilena Chauí.
A prática e a teoria na Educação são
fatores adquiridos durante muitos anos, uma herança de professor para
professor, um pensar diferente em relação ao educar vem se destacando nos
últimos tempos, o pensar na individualidade do aluno, na maneira de tratar a
todos de maneira a explorar as suas potencialidades. O compor um corpo
acadêmico referente às licenciaturas, faz com que nós possamos nos desconstruir
e construir, refletir na idéia de que todos somos diferentes e precisamos
pensar criticamente.
Com a modalidade de profissional da
educação sendo o “notório saber” passamos a retroceder nesse pensamento. Apenas
transferindo o ensino tecnicista em vez de refletir sobre o fazer. Dado a
constante do notório saber, a valorização do profissional que se empenha na
pesquisa em Educação, e que se aperfeiçoa constantemente já não será visto com
importância a didática se perderá.
A disciplina de Ed. Física
desenvolve a psicomotricidade e impulsiona os alunos a pensar na saúde física, pois
corpo são é mente sã. Num país capitalista, com fast-foods na geração microondas,
pois querem tudo pra ontem, onde a conscientização por um corpo saudável deveria ser influenciado, a busca por saúde já
não será iminente, sendo que não será oferecido obrigatoriamente nas escolas
uma reflexão sobre o mesmo.
A disciplina de Artes, faz com que o
sujeito se expresse e explore suas capacidade artísticas, no teatro, na dança,
na música, na plástica. A Filosofia e a Sociologia colocam o sujeito no lugar
de pensador crítico e analista da realidade, se vendo como ser transformador do
meio. Todas essas áreas tem o seu valor e grandes pesquisadores que suam a
camisa em prol disso acabam por perder
valor.
Mas o que a Pedagogia tem a ver com
isso? Dada como estão as coisas e seu andamento, de leis que vigoram sem a
pesquisa de especialistas da área, um dos pontos preocupantes, já que engloba o
Ensino Médio, é o Ensino Médio Profissional a nível Normal ( o conhecido
Magistério), quem lecionará as posturas, as didáticas, o refletir mais adiante
no lugar das pedagogas? Se continuar assim, como será mais adiante o Ensino
Fundamental quando reformado? Não aconteceu, mas com o que mais devemos nos
preparar? Como poderemos trabalhar a música e a expressão corporal? E as
atividades físicas que servem de impulso para as capacidades cognitivas das
nossas crianças? Nos preocupa e muito.
Notório saber? Quem serão estes do
notório saber? Não seria uma forma de eufemismo para os já encobertos
nepotismos? E cargos de confiança que ainda que não capacitados, não
aperfeiçoados e não concursados e buscadores do saber, conseguirão seu injusto
lugar ao sol somente por ser um conhecido de longa data? Tentaram calar
Freire... mas certamente seus ossos se reviram sob o jazigo... pois estão
tentando nos matar, matar a Educação. O que nos resta? Fazer papel de imbecis
com nossos diplomas ou origami? Pois nos próximos vinte anos teremos
profissionais da Educação trabalhando para sustentar sua fome, e não mais além
disso, na transformação social, perderemos ainda que com nossos diplomas.
Perderemos nossas vagas para aqueles que dizem saber, e que ainda assim serão
creditados por aqueles que lhes encobrem. A Educação se tornou um negócio, e
estamos voltando para além do século IX, embasados apenas no repetir e não
pensar. Esse é o nosso repúdio.
Caxias
do Sul, 22 de outubro de 2016.
Coordenação
e Bolsistas do Curso de Licenciatura em Pedagogia – Campus Sede – Universidade
de Caxias do Sul (UCS)
Reunião Mensal Geral do Pibid, na qual foram lidos os manifestos políticos das licenciaturas que participam do programa. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.