sexta-feira, 4 de novembro de 2016

POSIÇÃO POLÍTICA: PIBID - PEDAGOGIA (UCS)

            O curso de Pedagogia da Universidade de Caxias do Sul (Campus Sede), da qual participam nove alunas bolsistas do Pibid, procura destacar sua posição sobre os Impactos da Medida Provisória Nº 746/2016. Num primeiro momento, pode parecer que essa medida afete somente o nível do Ensino Médio. Porém, representando as demais bolsistas Pibidianas do Curso de Pedagogia, especialmente a partir das discussões que participamos na Semana Acadêmica do Curso até nossos estudos a partir de artigos produzidos por renomados professores da área de política educacional como Pedro Demo, Demerval Saviani ou ainda da área da filosofia como: Marilena Chauí.
            A prática e a teoria na Educação são fatores adquiridos durante muitos anos, uma herança de professor para professor, um pensar diferente em relação ao educar vem se destacando nos últimos tempos, o pensar na individualidade do aluno, na maneira de tratar a todos de maneira a explorar as suas potencialidades. O compor um corpo acadêmico referente às licenciaturas, faz com que nós possamos nos desconstruir e construir, refletir na idéia de que todos somos diferentes e precisamos pensar criticamente.
            Com a modalidade de profissional da educação sendo o “notório saber” passamos a retroceder nesse pensamento. Apenas transferindo o ensino tecnicista em vez de refletir sobre o fazer. Dado a constante do notório saber, a valorização do profissional que se empenha na pesquisa em Educação, e que se aperfeiçoa constantemente já não será visto com importância a didática se perderá.
            A disciplina de Ed. Física desenvolve a psicomotricidade e impulsiona os alunos a pensar na saúde física, pois corpo são é mente sã. Num país capitalista, com fast-foods na geração microondas, pois querem tudo pra ontem, onde a conscientização por um corpo saudável  deveria ser influenciado, a busca por saúde já não será iminente, sendo que não será oferecido obrigatoriamente nas escolas uma reflexão sobre o mesmo.
            A disciplina de Artes, faz com que o sujeito se expresse e explore suas capacidade artísticas, no teatro, na dança, na música, na plástica. A Filosofia e a Sociologia colocam o sujeito no lugar de pensador crítico e analista da realidade, se vendo como ser transformador do meio. Todas essas áreas tem o seu valor e grandes pesquisadores que suam a camisa em prol disso acabam por perder  valor.
            Mas o que a Pedagogia tem a ver com isso? Dada como estão as coisas e seu andamento, de leis que vigoram sem a pesquisa de especialistas da área, um dos pontos preocupantes, já que engloba o Ensino Médio, é o Ensino Médio Profissional a nível Normal ( o conhecido Magistério), quem lecionará as posturas, as didáticas, o refletir mais adiante no lugar das pedagogas? Se continuar assim, como será mais adiante o Ensino Fundamental quando reformado? Não aconteceu, mas com o que mais devemos nos preparar? Como poderemos trabalhar a música e a expressão corporal? E as atividades físicas que servem de impulso para as capacidades cognitivas das nossas crianças? Nos preocupa e muito.
            Notório saber? Quem serão estes do notório saber? Não seria uma forma de eufemismo para os já encobertos nepotismos? E cargos de confiança que ainda que não capacitados, não aperfeiçoados e não concursados e buscadores do saber, conseguirão seu injusto lugar ao sol somente por ser um conhecido de longa data? Tentaram calar Freire... mas certamente seus ossos se reviram sob o jazigo... pois estão tentando nos matar, matar a Educação. O que nos resta? Fazer papel de imbecis com nossos diplomas ou origami? Pois nos próximos vinte anos teremos profissionais da Educação trabalhando para sustentar sua fome, e não mais além disso, na transformação social, perderemos ainda que com nossos diplomas. Perderemos nossas vagas para aqueles que dizem saber, e que ainda assim serão creditados por aqueles que lhes encobrem. A Educação se tornou um negócio, e estamos voltando para além do século IX, embasados apenas no repetir e não pensar.  Esse é o nosso repúdio.

Caxias do Sul, 22 de outubro de 2016.

Coordenação e Bolsistas do Curso de Licenciatura em Pedagogia – Campus Sede – Universidade de Caxias do Sul (UCS)


Reunião Mensal Geral do Pibid, na qual foram lidos os manifestos políticos das licenciaturas que participam do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.